Herbert Fratini

Diário de um piloto HI-TECH

A máquina ou o homem: qual faz uma equipe vencer?

O que acontecera nesse final de semana?
minha dedicação meus treinos, tudo lançado no sorteio do melhor equipamento ou seja do melhor kart?
Sim é verdade minha teoria é a correta podemos tirar alguma diferença no braço mais o que resolve se eu pegar uma Force Índia e o líder do campeonato pegar uma Brawn?

Bom final de semana vou fazer um enduro com meu kart para estar 120% preparado! vai que calha eu cair com o Kart da Brawn?

O texto a baixo e de BRAD SPURGEON da INTERNACIONAL HERALD TRIBUNE
tradução do Luiz Roberto Mendes Gonçalves


International Herald Tribune

Brad Spurgeon

A pergunta existe quase há tanto tempo quanto as corridas de automóveis. Mas raramente foi feita com tanta frequência quanto neste ano, com uma das maiores confusões na ordem natural das equipes e pilotos de Fórmula 1: o que é mais importante, o carro ou o piloto?”O vencedor não é o que tem o carro mais rápido, é o que se recusa a perder”, disse certa vez Dale Earnhardt, um piloto de corridas da Nascar.Isso pode ser verdade às vezes, mas em uma série como a Fórmula 1, onde a qualidade e o estilo, tanto dos carros quanto das pistas, variam enormemente, a realidade é muito mais complexa.

Enquanto a série se prepara para a disputa em uma de suas pistas mais difíceis, no Grande Prêmio da Bélgica em Spa-Francorchamps, a pergunta é ainda mais pertinente.

As exigências da pista, através dos morros das Ardennes, são tais que os melhores pilotos quase sempre venceram lá. Juan Manuel Fangio ganhou três vezes, Jim Clark quatro, Ayrton Senna cinco e Michael Schumacher detém o recorde, com seis vitórias.

Enquanto a série se prepara para a disputa em uma de suas pistas mais difíceis, no Grande Prêmio da Bélgica em Spa-Francorchamps, a pergunta é ainda mais pertinente.

As exigências da pista, através dos morros das Ardennes, são tais que os melhores pilotos quase sempre venceram lá. Juan Manuel Fangio ganhou três vezes, Jim Clark quatro, Ayrton Senna cinco e Michael Schumacher detém o recorde, com seis vitórias.

Para a Red Bull, Sebastian Vettel, um dos mais jovens pilotos da série, ganhou duas corridas, e Mark Webber venceu pela primeira vez depois de 130 provas no esporte.

Isto é claramente influência do carro. Essas duas equipes reagiram melhor às maiores mudanças de regulamentos técnicos já feitas, dando a seus pilotos os instrumentos para vencer. Mas isso levantou a pergunta: qual o objetivo de um piloto, se o que conta é o carro?

“A diferença entre cada piloto da Fórmula 1, do melhor ao pior, é de cerca de 0.3 segundo por volta”, disse Nico Rosberg, um piloto da Williams. “Do melhor carro ao pior carro, acho que são 2 segundos ou 1,5 segundo. Então faça uma porcentagem com isso: 20% piloto e 80% carro.”

As equipes gastam milhões em tecnologia para produzir pequenas vantagens em velocidade. Elas também pagam milhões para os pilotos.

“Se seu carro está um quarto de segundo ou meio segundo atrás da primeira fila no ‘grid’, e você tem o melhor piloto do mundo, ele fará uma diferença”, disse Frank Williams, proprietário e diretor da Williams.

“Mas se seu carro está um segundo atrás, nem ele fará uma diferença – ou talvez faça apenas uma ou duas vezes por temporada”, acrescentou. “Por isso o carro tem, no mínimo, a mesma importância. E o truque é colocar os melhores carros com os melhores pilotos.”

Ele disse isso no momento em que a Williams – a terceira equipe de maior sucesso na história da Fórmula 1 – não tem um carro rápido o suficiente, por isso não procurou pilotos astros. Em vez disso, usa pilotos em desenvolvimento como Rosberg, enquanto a equipe desenvolve um carro.

Naturalmente, esses pilotos não custam tanto quanto os vencedores comprovados ou outros com vasta experiência.

Mas se os 20 pilotos no pico das corridas de automóveis estão tão próximos em velocidade, outro fator os distingue.

“Um bom piloto é aquele que trabalha bem, cria um bom clima, está realmente comprometido com todo mundo com quem trabalha”, disse Jarno Trulli, piloto da equipe Toyota. “Isso é o mais importante para um piloto em seu trabalho.”

Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Fonte: http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/herald/2009/08/27/ult2680u879.jhtm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Warning: session_destroy(): Trying to destroy uninitialized session in /home/u290168443/domains/herbertfx.com/public_html/wp-content/plugins/youtube-simplegallery/youtube_simplegallery.php on line 149